Você sabia que os cães precisam de cuidados extras no verão?

Assim como os seres humanos, os animais também sofrem com o calor, especialmente os cães. Conforme a médica veterinária Márcia Sangaletti Lavina, além da pelagem, os animais não tem glândulas de suor, fator que piora a sensação de calor.

“Eles não suam como as pessoas, o mecanismo da sudorese faz com que a temperatura do organismo diminua, mas sem esse recurso os animais ficam de boca aberta, ofegantes, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes, mais calor estão sentindo”, explica.

Algumas raças sofrem mais com o calor, como o buldogue inglês, pug, boxer, pequinês, shih tzu, são bernardo e bernese mountain dog. A veterinária explica que a temperatura elevada pode causar mal estar nos cães e deixá-los inquietos.

“Os cães procuram deitar em pisos ou áreas mais frescas, geralmente com as patas traseiras abertas e fazem buracos em jardins para ter acesso à terra fresca”, frisa.

Para resfriar os cachorros, o ideal é oferecer água fresa ou resfriada, Marcia ressalta que os cães não podem consumir água gelada.  Para evitar queimaduras nas patas, o indicado é escolher lugares sombreados para o passeio, no início ou fim do dia.

Alguns cuidados podem melhorar a qualidade de vida dos cães no verão, como não deixar o animal dentro do carro, mesmo com os vidros semiabertos, porque o animal pode superaquecer e passar mal, não usar focinheiras fechadas e apertadas, diminuir a pelagem do cão e dar banhos ou molhar o corpo do animal.

Já os gatos não sofrem tanto quanto os cães, pois eles são menos ativos e optam pelo descanso em ambientes frescos, como varandas e janelas. De acordo com a veterinária, o felino lambe o corpo e isso garante que ele se sinta mais arejado, além de fazer parte de sua higiene pessoal.

A veterinária alerta que os gatos também precisam de água fresa, e lugares com sombras. 

 
Fonte: Portal Satc

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h