Você sabia? Menstruação em cadelas requer atenção e cuidados

Na verdade, não se trata exatamente de menstruação, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. As cadelas não possuem ciclo menstrual. O que acontece com elas é o chamado de ciclo estral, que possui fases de cio com características bastante específicas.

Maturidade sexual

As cadelas alcançam a maturidade sexual em idades bastante variáveis. Em raças de pequeno porte, o primeiro ciclo astral pode acontecer em torno de sete a 10 meses, enquanto nas raças de grande porte isso pode acontecer até o segundo ano de vida.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada. Mas o tempo entre um cio e outro pode variar muito de acordo com o porte do animal, raça, idade, condições de saúde, nutrição, entre outros fatores.

Ciclo estral

1ª fase: Proestro
O proestro é como chamamos a primeira fase do ciclo estral em cadelas. Com duração entre nove e 10 dias, essa fase é caracterizada pelo inchaço da região vaginal. É nesse período que acontece a “descarga vaginal sanguinolenta”, que é confundida com a menstruação. Nessa fase, no corpo do animal se prepara a ovulação para a posterior geração. Durante o proestro, a fêmea não aceita o macho.

2ª fase: Estro – cio
Durante a fase conhecida como estro, de duração de aproximadamente nove dias, ocorre a ovulação, e é o período “fértil” da cadela, em que ela aceita o macho.

3ª fase: Diestro
Essa fase dura em torno 70 dias e acontece independentemente de haver gestação ou não. O equilíbrio hormonal, durante esse período, fará com que a cadela se comporte de forma semelhante a uma gestação. Nesse período, inclusive, acontecem as falsas gestações, mais conhecidas como gravidez psicológica. Quando não estiverem grávidas, as fêmeas podem “adotar” animais ou brinquedos. Durante o diestro não há aceitação do macho.

4ª fase: Anestro
Durante o anestro, que dura em torno de 130 dias, a cadela apresenta uma fase de certa estabilidade hormonal, que é como se fosse uma fase de repouso para o corpo do animal e de preparo para o próximo ciclo.


Dicas

Caso o cachorro fique dentro de casa e o sangramento possa ser um inconveniente, existem fraldas absorventes que são próprias para cães que poderão ser úteis, evitando que o sangue cause manchas indesejadas na casa.

Considere a opção da castração caso não deseje que a fêmea tenha filhotes, uma vez que essa fase pode gerar inconvenientes de filhotes indesejados, mais cães abandonados.

Desconsidere qualquer sugestão da utilização de hormônios em cadelas para evitar o cio, uma vez que causam problemas hormonais e tumores nas mamas e nos órgãos reprodutivos. O ideal mesmo é a castração, que além de trazer tranquilidade ao tutor, evita muitos problemas de saúde e gerais.

 

Fonte: Clube para Cachorro

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h