Você sabia que os pets também podem ter problemas cardíacos? Isso mesmo! O nosso melhor amigo de quatro patas está suscetível às doenças do coração, principalmente idosos e raças com maior predisposição genética. Como forma de conscientizar tutores acerca do assunto, criou-se o Setembro Vermelho, visando a detecção precoce e o tratamento adequado.
Silenciosas, as doenças do coração geralmente não têm cura, a exemplo da cardiomiopatia e da doença valvar crônica. Se diagnosticadas de forma precoce, o paciente pode receber os cuidados clínicos necessários, conferindo alívio dos sintomas e proporcionando qualidade de vida. É importante destacar que, à medida que essas doenças avançam sem tratamento, o coração perde sua função de bombear o sangue, e o pet pode desenvolver um quadro chamado insuficiência cardíaca, podendo chegar ao óbito.
Dentre os sintomas mais comuns das doenças cardíacas, destacam-se fadiga, tosse seca, indisposição, respiração acelerada, falta de ar, emagrecimento, apatia, desmaios, língua e mucosas arroxeada, dentre outros. Por isso, recomendamos que os animais passem por consultas regulares, sobretudo a partir dos sete anos. Além disso, fique atento ao comportamento do seu pet. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de uma vida mais longa e de qualidade.
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN