Regras para manter a pelagem do cachorro saudável

Ter um cachorro com uma pelagem bonita e saudável vai muito além da qualidade do xampu e do condicionador utilizados no pet shop. Assim como a nossa pele (pele humana) precisa de cuidados (uma hidratação de dentro para fora), para ficar mais bonita, com os cães o raciocínio é o mesmo. Por isso vamos conhecer aqui algumas regras para manter a pelagem do cachorro bonita e saudável.

O pelo reflete a saúde do animal

O primeiro passo para garantir um pelo saudável em seu cachorro, seja ele de pelo longo, curto, grosso ou fino a dica é garantir em primeiro lugar uma alimentação (ração) de qualidade. Um cachorro saudável, com boa nutrição, tende a ter pelos mais macios e brilhosos.

Rações do tipo Premium ou Super Premium são de um modo geral as mais indicadas. Consulte o veterinário de seu cãozinho e verifique a indicação adequada, inclusive para a idade do animal (filhote ou adulto) e raça (inclusive, se for vira-lata). Adquirindo a melhor ração para o seu cachorro, não deixe de verificar se suas vacinas estão todas em dia.


Escove o pelo de seu cachorro todos os dias

Escove (preferencialmente) uma vez ao dia o pelo do seu cachorro, e no mínimo uma vez a cada 2 dias. O ato de escovar o pelo do animal irá ajudá-lo no momento das trocas de pelos e, consequentemente, vai ajudar a manter o pelo sempre bem cuidado e saudável.

A oleosidade da pele será melhor distribuída para os pelos, garantindo mais brilho. Para os cães mais peludos, o dono terá menos problemas com nós nos pelos do cachorro e consequentemente menos sofrimento para o animal nos dias de banho.

O ato de escovar o seu cachorro também é importante para que o dono esteja sempre em contato com o corpo do animal, verificando se existem dores, machucados, pulgas e carrapatos. Esse contato diário irá garantir ainda melhor conexão de amizade e carinho direto entre cão/dono.


Removendo manchas dos pelos

Cães de pelagem escura tendem a ficar com tons avermelhados em função da exposição do sol (fios queimam). Já os cães de pelo claro podem ficar amarelados em função do barro e sujeita.

Para ambas as situações é possível encontrar em pet shops, shampoo e condicionador tonalizante para cães de pelo escuro e shampoo e condicionador com efeito branqueador para os de pelagem clara.

Lembrando que estes produtos devem ser especializados para cães, do contrário pode ocorrer vários problemas com a pelagem do animal, como alergias e queda de pelo.

Fonte: Clube para Cachorro

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h