Os pesquisadores acreditam que há “micróbios do bem” nos cachorros que equivalem aos mesmos benefícios do iogurte. O nosso sistema imunológico e intestinal podem se beneficiar das lambidas de um cachorro.
A “guerra” contra micróbios não é inteiramente uma coisa boa. Por um lado, a medicina moderna é muito boa em nos proteger de bactérias nocivas (e portanto, doenças) mas por outro lado, destrói nossos estoques de microorganismos benéficos e enfraquecem a defesa do nosso organismo.
Compartilhando a nossa vida com um cachorro pode ser uma boa maneira de compensação. Reabastece nossos estoques de micróbios úteis que nos mantém saudáveis. É especialmente importante à medida que envelhecemos porque, gradualmente, perdemos mais e mais destes micróbios.
Para respaldar essa teoria, os cientistas têm recrutado voluntários com menos de 50 anos. No que tange ao recrutamento canino, eles têm recorrido a organizações que socorrem animais abandonados. Cada participante escolhe um cão resgatado que será adotado por três meses.
Os pesquisadores compartilham um verdadeiro amor pelos animais, o que muitas vezes não é citado. Eles estão empenhados em cuidar de cada um dos cachorros envolvidos nos testes assegurando que não será estressante para eles. Uma boa relação entre os voluntários e seus companheiros é essencial. No final do estudo, muitos participantes até mesmo decidem manter o cachorro adotado.
A cada mês, o crescimento intestinal e o sistema imunológico dos cachorros e das pessoas são examinados ao microscópio. A sua saúde emocional e física geral também é avaliada.
Mas o estudo tem planos maiores! Para a antropologista e membro do Instituto HAIRI da Universidade, Kim Kelly, se trata de desvendar segredos por trás do relacionamento entre homem e cachorro.
“Por milhares de anos, nós evoluímos ao lado de cachorros. Mas ninguém realmente compreende porque nos sentimos tão bem quando estamos com eles”, Kim explica. “É simplesmente porque são adoráveis e gostamos de cuidar deles ou há algo mais profundo?”
“Os humanos têm, literalmente, cachorros em seu ser? Do nosso ponto de vista, sim.”. A química que temos entre os nossos amigos caninos é emocional e física.
Caso o resultado corroborar a teoria, haverá comprovações que, apesar que seus focinhos podem ter estado em locais indesejáveis, uma ocasional lambida de cachorro não fará mal. As evidencias sugerem ao contrário!
Que tal fazer um petisco especial para o seu Cachorrinho? Veja essa receita fácil e prática para fazer em casa.
Fonte: Holidogtimes
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN