Você já deve ter notado que a nossa logo nas redes sociais, neste mês de Outubro, mudou de cor, certo? Isso significa que a Eu Amo Animais, como de praxe, apoia a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama em humanos. Mas, você sabia que os pets também podem desenvolver a doença?
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama atinge cerca de 45% das fêmeas caninas. Enquanto que nas fêmeas felinas essa taxa é em torno de 30%. Além disso, na maioria dos casos, os nódulos descobertos podem ser malignos. A boa notícia é que há muitos profissionais, inclusive aqui na Eu Amo, cada vez mais especializados em Oncologia.
O quanto antes o câncer for identificado, melhores e maiores serão as chances de recuperação. Mas, mas na maioria das vezes, os sintomas só aparecem quando a doença já está em um estágio avançado. O sintoma mais visível é a presença de caroços nas mamas ou entre elas, que os tutores conseguem sentir ao apalpar delicadamente a região.
Além disso, as mamas podem ficar inchadas, dilatar, doer e liberar secreções com odores desagradáveis. Por isso, é essencial ficar sempre atento aos sinais, além de fazer as visitas periódicas ao veterinário para um diagnóstico precoce. Então, cuide de quem você ama e faça sempre um check-up médico do seu pet.
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN