Obesidade pode reduzir até dois anos da vida de cães e gatos

Quando se ouve a palavra obesidade não é difícil relacionar o problema com outras doenças, tanto em humanos quanto em animais. Mas, o que poucos sabem é o quão complicado pode ser o processo da perda de peso, principalmente de cães e gatos que desfrutam de mimos oferecidos por seus tutores de forma irresponsável.

 

O médico-veterinário especialista em obesidade em animais de estimação e, também, professor da Universidade de Liverpool (Inglaterra), Alex German, atua em uma clínica especial para o manejo de pets com sobrepeso e alega que, quando o médico-veterinário que trata estes animais alcança um resultado positivo, ele se sente ótimo. O tutor, por sua vez, também tem sucesso quando possui um pet obeso que emagrece, mas o maior sucesso é para o pet. “O animal vai se sentir mais feliz. No entanto, o processo de perda de peso é difícil, sobretudo, para o tutor, porque é ele que tem que fazer o que o profissional orienta para assegurar que aquele pet só vai comer o que foi prescrito e que também irá se exercitar”, fomenta.

 

German explica, em palestra organizada pela Royal Canin (Descalvado/SP), no dia 21 de junho, que a obesidade tem consequências para a saúde de cães e gatos e estes não vivem tanto tempo como aqueles que possuem um peso perfeito. “Pets obesos têm um tempo de vida, em média, dois anos mais curto”, conta o especialista. Segundo ele, cães e gatos com excesso de peso terão, também, um risco maior de serem acometidos por certas doenças. “Um animal que possui outra doença, como por exemplo uma artrite, essa enfermidade ficará pior por conta da obesidade”, alerta o médico-veterinário que ainda diz que o controle do peso impede que uma doença seja desenvolvida no futuro e, mesmo que o animal já tenham uma enfermidade, uma pequena perda de peso melhora, de forma significativa, como eles se sentem”, completa.

 

Um costume de muitas pessoas é criticado pelo profissional: a vasilha de alimento. “Todos fazem isso, mas não é um bom meio de administração, principalmente os animais que estão com fome e que estão em um programa para perda de peso. Prefiro utilizar brinquedos ou vasilhas modificadas para reduzir a velocidade de consumo”. German também questiona o uso da xícara medidora de ração: “Algumas pessoas dizem que isso é heresia, mas eu acho que deveríamos jogar fora a xícara medidora. Fizemos um estudo para saber a precisão delas e as linhas são absolutamente imprecisas. O cliente que usa a xícara nem sempre dá o que acha que está dando”, revela German, que orienta o uso de balanças.

 

Um item que auxilia no tratamento de obesidade, como mencionado por German, é um diário que deve ser preenchido com o alimento que foi oferecido, o nível de atividade e algumas confissões. “Este último espaço serve para quando o tutor oferecer um pouco a mais de alimento, ou se o pet roubar algum petisco. Para nossa surpresa, o tutor pode chegar a oferecer até 10% a mais de calorias além daquilo que o médico-veterinário pede que seja administrado”, expõe.

 

 

 

Revista Cães e Gatos

 

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h