Uma das maiores preocupações dos tutores de cães é quando o seu pet perde o interesse pela ração e passa a desprezar o alimento. Quando isso acontece, é muito importante descartar possíveis problemas de saúde e perceber se o caso em questão é o aumento da seletividade de alimentos ou um quadro de inapetência geral, onde o animal não aceita nenhum outro alimento.
Após descartar possíveis problemas de saúde é importante tentar mudar o manejo da forma que o alimento é oferecido ao pet, uma alternativa seria fixar horários de oferta e disponibilidade do alimento e verificar se não está sendo oferecido petiscos em excesso, causando saciedade.
Pensar em mudar a forma de alimentação do seu cão é uma das soluções que podem ajudar nesses casos, sendo a alimentação natural (AN) uma excelente opção. A Alimentação natural promove diversos benefícios à saúde, trazendo melhora na qualidade de vida, pela disponibilidade dos nutrientes não processados, pela ausência de conservantes e palatabilizantes e por um melhor aproveitamento na digestão e absorção, originando resíduos fecais menores, mais sequinhos e com menos odor. Além de proporcionar muito prazer na hora da refeição.
É importante não confundir a AN com adição de comida caseira na ração. A ração já vem de forma balanceada nos teores de carboidrato, proteína e gordura e a adição de novos ingredientes gera um total desbalanceamento e um possível excesso de fontes que podem causar danos ao organismo.
A flora intestinal de cada animal é totalmente proporcional ao que é ingerido, então a troca do tipo de alimentação deve ser gradativa, controlada e acompanhada. Não é aconselhável a manutenção de uma dieta natural sem o suporte de um especialista, dado a necessidade de controles de nutrientes, gasto calórico e suplementação, que é sempre necessária.
Fonte: Informe Vet
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN