O perigo da Páscoa para os cães e gatos

O chocolate é a paixão de muita gente e também pode ser o objeto de desejo de muitos cães. O que eles não sabem – e muita gente também não – é que o chocolate é altamente tóxico para os cães, podendo inclusive matá-los. Nessa época do ano, a presença de um chocolate esquecido sobre a mesa ou mesmo alguns pedaços oferecidos ingenuamente aos cães podem causar intoxicação.

O chocolate é muito atraente aos cães, porém alguns de seus componentes como a teobromina, podem intoxicá-los, além de poder causar diarreia e vômitos mesmo se quantidade ingerida for pequena.

A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Os chocolates brancos, que não oferecem tanto risco de intoxicação para os cães. Quanto mais escuro, “puro e concentrado”, for o chocolate, mais teobromina possui e consequentemente maior o risco de intoxicação.

Outra particularidade da teobromina é a sua meia vida, ou seja, o tempo que fica agindo no sangue do animal. Podendo ficar no organismo do cão por até 6 dias.

A intoxicação causa: excitação, pressão alta, arritmias, tremores, animal fica ofegante e até convulsiona.

O seu animal pode começar a apresentar: vômito, diarreia, passa a beber muita água, febre, hemorragia que podem ser letais se não tratados a tempo.

Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas e então deve-se tratar os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica.

Fonte: Petcare

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h