Miar e ronronar:

Quem gosta de gatos está mais do que acostumado a escutar um som estranho que eles emitem em certas situações, certo? Esses “barulhos” são os chamados de ronronados, que acontecem desde as primeiras semanas de vida do animal, sendo produzidos por meio da vibração dos músculos presentes na laringe e no diafragma dos bichanos. 

Tal habilidade permite que os felinos ronronem continuamente, mesmo durante a inspiração e a expiração. O som é emitido, principalmente, quando eles estão felizes ou recebendo carinho, mas podem produzir também quando estão machucados, aborrecidos, chateados ou até mesmo assustados.

Outro som emitido pelos bichados é o miado. De maneira geral, o miado, curto, fraco ou longo é uma forma que eles utilizam para chamar a atenção de seu dono e mostrar o que está sentindo. Ele também pode ser evidenciado quando os bichanos estão com fome, quando querem brincar, fazer xixi, sair para passear, quando estão no cio, em situação de ameaça etc. 

A título de curiosidade, os gatos domésticos costumam miar mais do que os selvagens, pois esta é a principal forma de se fazerem presentes, principalmente para seus tutores. Curiosa a vida dos gatinhos, concorda?

 

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h