Quem é dono de gato e já vivenciou a tentativa de uma adaptação entre o felino que já tem em casa e o novo integrante, sabe que muitas vezes essa é uma tarefa difícil e cansativa, algumas vezes os donos até desistem e acabam doando o filhote.
Problemas de agressividade entre gatos podem ter várias causas, incluindo medo, agressividade redirecionada, defesa do território e falta de habilidades sociais. A territorial acontece frequentemente quando tentamos introduzir de forma muito rápida um gato novo na casa. O que já mora conosco pode reagir ameaçando e atacando o recém-chegado.
No começo, deixe o novato em um local restrito da casa para que o residente comece a se acostumar com o cheiro dele, e vá aumentando o acesso à casa aos poucos. Sempre os deixe juntos somente com supervisão. Gatos são bastante territoriais, portanto, para não haver disputa no começo, providencie a cada gatinho suas próprias coisas e vários locais elevados e esconderijos para que eles possam ter controle sobre o quanto querem interagir um com o outro.
Dica Pet: Tome cuidado para não reforçar o comportamento errado. Dar carinho ao gato que está demonstrando agressividade acaba fazendo com que ele se sinta recompensado por isso.
Importante: Não tente separar uma briga entrando no meio e pegando um dos gatos, você pode se machucar seriamente. Para interromper a briga, faça um barulho alto ou jogue água neles a distância.
Fonte: Missão Pet
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN