Meu gato faz xixi no lugar errado; O que fazer?

Gatos são animais metódicos e organizados que raramente mudam os seus hábitos. Sendo assim, quando o gato faz xixi no lugar errado ou faz xixi fora da areia sanitária, ele normalmente está sinalizando algo.

A participação do dono nas alterações da rotina do felino é um dos fatores que mais contribui para que o gato faça xixi fora da caixa, fazendo assim que este seja um dos problemas mais recorrentes entre os gatos.

Dentre as razões mais comuns que levam o gato a fazer xixi pela casa toda estão inclusas a alteração na rotina dos donos, a mudança no dia-a-dia do gato, a entrada de uma nova pessoa na família e, especialmente, a mudança do local da caixa sanitária. As principais razões pelas quais o gato para de fazer as necessidades no local certo e as suas respectivas soluções, são listadas abaixo:


Caixas de areia fechadas podem assustar gatos

Dentre os diversos fatores que compõe a personalidade e o comportamento felino, os instintos de proteção e fuga são os mais evidenciados no momento de usar a caixa de areia. Enquanto alguns gatos se sentem seguros em caixas fechadas que os protegem de possíveis “predadores,” outros optam por caixas abertas, pelas mesmas não encurralarem o gato. Sendo assim, gatos podem deixar de fazer as necessidades no lugar certo quando a caixa sanitária não está de acordo com os seus instintos.

De modo geral, uma bandeja sanitária aberta e funda deixa o gato feliz sem sobrar muita bagunça fora da caixa para você limpar.


Gatos não usam caixa sanitária quando a areia está suja

Por ser um animal higiênico, o gato normalmente utiliza a caixa sanitária somente quando ela está limpa. Para mantê-la limpa, remova os resíduos da caixa diariamente com um utensílio como pá ou ancinho próprio. Além disso, realize uma limpeza completa da caixa sanitária regularmente com produtos de aroma bem suave ou neutra.

Para pessoas que não gostam de utilizar uma pá para limpar a caixa, existem caixas sanitárias que já vem com a peneira, de forma que você não precisa “caçar” as fezes do gato com a pá na hora de limpar a caixa. Essa caixa, por exemplo, funciona desta maneira.


Muito cheiro desincentiva o gato a usar a caixa

Muitas vezes os donos do gato querem deixar a caixa de areia limpa e utilizam detergentes com cheiros fortes e perfumados. Para limpar a caixa sanitária é importante utilizar detergentes neutros ou sem cheiro. Quando possível, o mesmo produto deve ser sempre utilizado durante a limpeza de forma o gato não estranhar o novo cheiro e parar de usar a caixa de areia.

Dica: Defina uma rotina para limpar a caixa do seu gato. Sempre limpe a caixa nos dias definidos, com os mesmos produtos de pouco cheiro, privilegiando os detergentes neutros.


Algumas areias sanitárias incentivam o gato a fazer xixi fora do lugar

A areia sanitária deve ser fina, uma vez que os felinos apreciam conforto. As vezes, não é a areia em si, mas a troca da mesma que incentiva o gato a parar de usar a caixa sanitária. Por esse motivo, as trocas de areia (de uma marca para outra) devem ser feitas gradualmente. Areias perfumadas também devem ser evitadas, pois, normalmente não são bem aceitas pelos gatos, forçando assim os gatos a fazerem xixi e côco no lugar errado.

O local da caixa de areia é um fator importante para incentivar o gato a fazer xixi no lugar certo

Caixas sanitárias devem ser colocadas em lugares com pouco barulho e movimento. Em diversos casos, gatos cujas caixas sanitárias ficam na área de serviço fazem xixi no lugar errado quando a máquina de lavar roupas está ligada por conta do alto barulho que ela produz. Similarmente, gatos evitam fazer as necessidades em lugares bastante habitados pelos donos e crianças da casa.


Uma caixa sanitária para cada gato reduz “acidentes” em casa

Enquanto alguns gatos não se importam, outros nem chegam perto de uma caixa sanitária que já foi utilizada por outros gatos. Ao ver que a caixa já foi utilizada, os felinos usam outros lugares da casa como o seu banheiro pessoal.

Para reduzir as chances do gato desenvolver o hábito de fazer xixi no lugar errado, designe pelo menos uma caixa de areia para cada gato da casa.

Gatos que param de usar a caixa sanitária após a entrada de um novo felino na casa várias vezes se enquadram nessa situação. Esses gatos podem até sinalizar para os seus donos de que não se sentem confortáveis dividindo a caixa. Sinais incluem o gato fazer xixi do lado de fora da caixa ou não cobrir o côco, assim avisando todos os moradores da casa que a caixa já tem dono. Quando essas mensagens não são respondidas pelos donos, os gatos podem começar a fazer xixi em diversos locais da casa.

Dica: Tenha pelo menos uma caixa sanitária para cada gato. Quando possível, coloque uma caixa a mais para garantir que sempre tem um lugar limpo para o gato fazer as necessidades. Em casos de casas e apartamentos grandes, é importante ter uma caixa em cada andar ou grande área da casa.


Gatos não fazem xixi no lugar certo quando algo ruim aconteceu perto da caixa

Se algo ruim acontecer com o gato enquanto ele usa a caixa de areia, o felino pode criar uma associação negativa com a caixa. Sendo assim, o gato deixará de usar a caixa com o medo de que o que ocorreu ocorra novamente.

Por exemplo, um gato que se assustou com fogos de artifícios enquanto usava a caixa pode nunca mais voltar a caixa. Isso por que algo ruim aconteceu na última vez que ele interagiu com a caixa sanitária.

Em casos como esses, medidas comportamentais podem ser tomadas, de forma ensinar o gato a associar a caixa com algo positivo. Similarmente, mudar o local da caixa pode incentivar o gato a utilizá-la novamente. Considerando que gatos naturalmente copiam os hábitos de seus donos, colocar a caixa de areia dentro do banheiro pode incentivar o gato a usar a caixa depois que o seu dono usar o banheiro.

Dica: Coloque a caixa de areia em um lugar onde tenha pouco movimento e barulho. Assim você reduz as chances de assustar o gato enquanto ele estiver fazendo as necessidades.


Xixi no lugar errado pode sinalizar problemas de saúde no gato

Alguns problemas de saúde contribuem para o gato fazer xixi e côco em lugares errados. Dentre os diversos problemas associados a eliminação fora da caixa estão a infecção urinária, a cistite intersticial felina e pedras nos rins. Nesses casos, o gato fazer xixi fora da caixa é uma forma de avisar que ele não está bem fisicamente e precisa ser examinado. Por esse motivo, o veterinário deve sempre ser consultado em casos em que o gato começa a fazer as necessidades fora do lugar.


Gatos fazem xixi no lugar errado para marcar território

Gatos se comunicam através do cheiro, principalmente no que se diz respeito a denominação de territórios. No caso de marcação de território, o gato não faz xixi fora do lugar mas solta um jato de urina no local, de forma a marcá-lo. Normalmente, quando isso ocorre, o rabo estará ereto e treme um pouco durante o jato. Veja a diferença entre marcar território e fazer xixi no local errado.

De acordo com a Humane Society dos Estados Unidos, a castração de gatos resolve 90% dos problemas relacionados à marcação de território. Quando possível, ela deve ser feita antes que o gato inicie esse comportamento, pois mesmo depois de castrado, o comportamento pode continuar, não como instinto, mas sim como hábito.

Dica: Converse com o seu veterinário sobre a possibilidade de castrar o seu gato para evitar problemas de marcação de território.

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h