Fumaça de cigarro pode causar danos a saúde dos animais

O cigarro faz mal para todos, inclusive para os animais de companhia. De acordo com a médica-veterinária e diretora Geral do Grupo Vet Popular (São Paulo/SP), Caroline Mouco Moretti, os cães que convivem com fumantes e ficam próximos a eles, inalando a fumaça do cigarro, estão mais propensos a desenvolver doenças respiratórias como bronquite alérgica, doenças dermatológicas, irritações oculares e até mesmo diversos tipos de câncer, sendo o mais comum e agressivo o pulmonar. 

A fumaça do cigarro é extremamente tóxica para os animais, segundo a profissional, e por conta da sua rotina de limpeza, acabam ingerindo ainda mais a nicotina ao se lamber. “Lembrando que mesmo pequena quantidade de fumaça inalada pode ter efeitos prejudiciais sobre os pets”, alerta. 

Caroline reforça que o cão pode apresentar coceiras, lesões na pele e, também, nas córneas. “Caso o pet tenha sintomas como espirros, tosses, engasgos, falta de ar e olhos vermelhos é necessário levá-lo ao médico-veterinário para uma avaliação”, recomenda. Além disso, os animais fumantes passivos também podem apresentar queda de pelos e feridas no corpo, que, de acordo com ela, indicam alergia às substâncias dos cigarros. 

A melhor forma de prevenir todos os males causados pelo cigarro é o abandono do vício. “Caso isso não seja possível, é importante que o tutor fume em locais abertos e ventilados, além de deixar o animal o mais longe possível da fumaça”, finaliza. 

 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h