O diabetes também é uma realidade no reino animal. A doença é ocasionada por uma falha na produção de insulina, hormônio responsável por processar a glicose no organismo. Embora possa surgir em animais de qualquer idade, em pets domésticos é mais comum ocorrer em cães e gatos mais velhos.
Além disso, existem outros fatores de risco, como o sedentarismo e a obesidade. O sexo é outro fator, uma vez que as fêmeas têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença do que machos. Algumas raças também têm maior predisposição: em cães, Golden Retriever, Pastor Alemão, Poodle e Pug são mais vulneráveis. Em gatos, destaque para o Maine Coon, Siamês e Burmês.
Entre os sintomas mais comuns estão beber água exageradamente, fazer muito xixi ao longo do dia, problemas oculares, a exemplo dos olhos turvos (especialmente nos cães), perda de peso, aparecimento de infecções crônicas ou recorrentes, principalmente na pele ou urinárias. Um fato curioso é a presença de formiga próxima à urina do pet.
Então, não dê bobeira. Alimentação saudável, prática de exercícios físicos e o acompanhamento de um médico veterinário são essenciais para evitar o problema. Na Eu Amo Animais, temos endocrinologista em nosso time. Vem!
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN