Curiosidade:

Se você tem um gatinho de estimação, com certeza já perdeu as contas de quantas vezes ele já se esfregou em sua perna, certo? Esse ato frequente, que geralmente ocorre nas pessoas, em objetos, móveis, quinas e paredes, é a forma que os bichanos encontram para se comunicar e marcar território com o seu cheiro.

Esse aroma "carimbado" é o feromônio, produzido por glândulas localizadas em diversas partes do corpo, como na região temporal (entre olho e ouvido), ao redor dos lábios e na base da cauda. Ao esfregarem o corpo, ocorre uma grande troca de odores capaz de criar um cheiro comum, tornando tudo mais familiar. 

É por isso que toda vez que você traz um móvel novo para dentro de casa, o gatinho corre para se esfregar, fazendo questão, óbvio, de alastrar seus feromônios. Mas, como essa marca olfativa se esvaece com o tempo, principalmente por conta da rotina de limpeza do ambiente, o seu filho de quatro patas tem que repetir continuamente esse ritual.

Assim, se um novo animal entra na área, ele consegue identificar pela intensidade do cheiro se o território tem dono, se a demarcação é recente ou se é antiga. Legal, né?

 

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Domingo das 8 às 13h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h