Covid-19:

A Covid-19 está mudando o comportamento e os hábitos de muita gente, principalmente no quesito higiene. Lavar as mãos e usar álcool em gel 70% nunca foram tão comuns no dia a dia das pessoas. Estas mudanças, no entanto, também chegam ao mundo dos animais. Isso porque muitos tutores de pet vêm se perguntando sobre os cuidados, sobretudo quando retornam de um breve passeio na rua com o seu bicho de estimação.

Antes de qualquer dica, é necessário reforçar que a ida às ruas é indicada somente se o animal possuir dificuldade de fazer as necessidades fisiológicas (xixi e cocô) em casa. Em caso afirmativo, esta breve saída deve ser estratégica, evitando aglomerações, lugares comuns (como praças e parques) e contato com outros pets.

No retorno para casa, existem ainda cuidados específicos e fundamentais. A primeira sugestão de assepsia é lavar as patinhas com água morna e sabão neutro ou específico para cães e gatos, ao menos, por 20 segundos. O tutor deve enxaguá-las bem para não ficar com sabão nos pelos. 

Outra sugestão é secar as patinhas após a lavagem com uma toalha limpa. Jamais utilize o secador de cabelo, pois pode queimar a pata do animal. Se você cogitou o uso do álcool em gel 70%, pensou errado. A substância pode ressecar o pelo e ainda causar outros problemas na pele.

Para facilitar ainda mais a limpeza, a tosa higiênica doméstica é outro fator importante, pois não deve ser negligenciada, mesmo que alguns pet shops não estejam funcionando, por decretos municipais e estaduais durante a pandemia.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que não existe comprovação de que cães e gatos possam desenvolver a Covid-19 ou transmitir o Novo Coronavírus. Então, não abandone o seu pet por medo. Eles são tão vítimas como nós, humanos. E cabe ainda um último alerta: caso o tutor fique doente, é recomendado que o contato com o animal seja restringido, pois o animal pode carregar o vírus através dos pelos.

Protejam-se!

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h