Como educar meu filhote a fazer suas necessidades nos locais certos?

Os animais domésticos tendem a fazer suas necessidades depois de brincar, beber água e/ou comer, mais ou menos cerca de 30 minutos após essas situações, então o primeiro passo para o adestramento é determinar de maneira criteriosa os horários corretos que ele irá se alimentar, dessa forma, pode-se mais ou menos saber os momentos em que eles estarão com vontade de “ir ao banheiro”. É muito importante que o filhote tenha um local apropriado para fazer as suas necessidades e que este local seja distinto do lugar onde ele irá dormir e do local onde irá fazer suas refeições.

Toda vez que ele (a) for pego fazendo as necessidades nos locais corretos, deve-se parabenizá-lo no ato da ação e presenteá-lo com um biscoitinho, com um carinho, para que ele possa entender e associar que o que ele está fazendo é algo bom e que é certo.

E de maneira contraria toda vez que ele for pego fazendo suas necessidades em locais errados, deve ser repreendido na hora, com algo que o assuste, para que dessa maneira ele possa interromper o ato da micção ou defecação, deve-se levar o animal ao local correto e mostrar a ele que este local (o correto) é onde ele deve ir para fazer suas necessidades e sempre que ele terminar de fazer, agora no local correto, não se esquecer de parabenizá-lo.

É muito importante frisar que sempre devem ser usados comandos curtos, por exemplo: para algo errado, NÃO, NEGATIVO; e para algo bom: SIM, BOM, BOA... E é bom lembrar que devem ser usados sempre os mesmos comandos, para que ele possa entendê-lo sempre. Não é necessário gritar com o animal, basta que seja falado de maneira firme, olhando para ele, e de

maneira séria, porque o próprio som das palavras de algo já é indicativo de algo positivo ou não.

Lembramos também que se referir a ele, durante o adestramento, sempre que ele fizer algo positivo, surgem efeitos melhores do que somente repreender. Ou seja, é melhor está buscando elogiar o seu amiguinho (a), do que buscando colocar defeito nele.

 

Fonte: Eu Amo Animais por Dr. Mateus Bastos

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h