O banho é o passo mais importante para o embelezamento do animal. Um banho mal feito jamais combinará com uma boa tosa, independente da raça se o banho for ruim o resultado será sempre insatisfatório.
As frequências dos banhos serão de acordo com a necessidade e hábitos do pet. Cães que ficam mais dentro de casa tem que tomar banhos mais frequentemente para obter maior limpeza, apesar de se sujarem menos que o animais que vivem em quintais, eles que vivem dentro de casa ou apartamento e possuem maior contato com as pessoas são os que precisam ficar mais limpos e cheirosos.
O banho deve sempre ser realizado por profissionais capacitados e que usem produtos de boa qualidade que além de ajudar o pelo e a pele na limpeza, também auxiliam na saúde do animal.
Sempre digo que é preciso que o profissional que for efetuar o banho, avalie e verifique como está o corte unhas, faça a limpeza dos ouvidos, escove toda pelagem para remover possíveis nós e verifique antes do banho se há na pelagem alguma anormalidade para informar os responsáveis.
O banho de limpeza funciona assim:
O primeiro passo é colocar uma mão de shampoo que irá retirar o excesso de sujeira e neutralizar o mau cheiro. Em seguida com o pelo bem limpo, e isso o profissional deve perceber ao toque, vem o Banho Estético (o shampoo específico para a pelagem). O terceiro passo é hidratar ou condicionar o pelo. Por último e não menos importante, vem a secagem, que precisa ser bem feita e personalizada para cada tipo de pelo. É importante destacar que quando a secagem não é feita corretamente, a pele e a pelagem ficam úmidas, o que cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que levam ao mau cheiro e podem causar doenças, como as dermatites.
Texto produzido por Vanderlei Lopes (Groo Brasil 2015)
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN