Cachorro Ciumento - Entenda de onde vem o ciúme do seu cachorro

O ser humano quando tem ciúmes já é difícil de lidar, agora, como fazer quando nos deparamos com um cachorro ciumento? Como o cão fica assim e o que podemos fazer para reverter esse caso?

A princípio, certa dose de ciúme é desejável para o cão, principalmente se for um cão de guarda. Afinal, um cão que ama e que não deseja que estranhos se aproximem de seu território é um melhor cão de guarda do que aquele que confia em todos.

Porém, se o cão não passar por um adestramento correto e contínuo, o sentimento de posse pode se tornar tão grande que se torna um empecilho até mesmo dentro da família, quando o cão decide que não quer que se aproximem de determinado membro da família, por exemplo, comportamento típico de um cão ciumento.


Como o cão fica ciumento?

O ciúme e sentimento de posse em um cão não são como uma doença, algo que ele desenvolve de um momento para o outro. Por serem animais acostumados a viverem em bandos – eles consideram a família como o bando deles –, da mesma forma que os seus ancestrais lobos, os cães precisam sempre de uma pessoa de autoridade dentro da casa – que devem ser todos os adultos da casa e não apenas o dono, para quando o seu dono não estiver por perto.

Dessa forma, eles sabem que devem sempre obedecer àquela pessoa e se sujeitar às regras que o dono estipular. O problema começa quando o cão perde essa figura de autoridade ou quando o dono dá a impressão de que a sua autoridade é contestável, dando espaço para o cachorro se tornar dominante naquele local e por isso, se comportar como um cachorro ciumento, que controla e estipula as regras da casa.

Como evitar que meu cão se torne ciumento?

É importante que desde o primeiro momento dentro da nova casa o cão entenda quem é que manda ali, aprendendo a respeitar o seu dono e as ordens que recebe. Algumas ações como ter um local próprio para o cão ficar quando não tiver mais ninguém em casa ajudam a evitar que o cão se torne muito ciumento – se o cão ficar solto dentro de casa enquanto estiver sozinho, na cabeça dele vai se formar a imagem de que aquele é o território dele e que é ele quem manda em tudo, o que desencadeia o comportamento ciumento no cão.

Outra forma de evitar que o cão se torne muito ciumento é prestar atenção no  comportamento do seu pet, para ser capaz de identificar as primeiras demonstrações de ciúme e posse e já começar a treinar o cão desde o primeiro momento, assim ele vai perceber que o posto de liderança da matilha não está livre e que ele deve permanecer obedecendo os seus donos.


Fonte: Cachorro Gato

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h