Você já ouviu falar na Imunodeficiência Viral Felina (FIV)? Conhecida como AIDS felina, a FIV é uma das doenças mais temidas pelos tutores, uma vez que atinge diretamente o sistema imunológico. Ela é um retrovírus pertencente ao gênero lentivírus, que acomete os gatos em qualquer fase da vida, não sendo transmitido para o ser humano.
A FIV pode ser contraída somente entre gatos, a partir do contato direto entre um sadio e outro infectado, através da lambedura ou mordedura. Pode ocorrer também via transfusão sanguínea e, de forma mais rara, pelo coito.
Os sintomas, que no início podem não existir e variam de acordo com o paciente, em sua fase mais aguda são representados geralmente por febre, diarreia, gripes, infecções urinárias, complicações no sistema respiratório e feridas na boca e na pele.
O tratamento da FIV deve ser realizado somente por um médico veterinário. Como não existe vacina contra a doença, a prevenção torna-se a maior aliada. Por isso, é de fundamental importância levar os felinos, principalmente os recém-adquiridos, ao veterinário.
A castração precoce também é uma aliada, pois pode diminuir o risco de contaminação, visto que dificulta o comportamento de risco do pet, que passa a ir menos para a rua, reduzindo, assim, a chance de ele se envolver em brigas com outros gatos.
© 2024 Eu Amo Animais. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAQHIN