Como o meu cachorro demonstra que me ama?

Que nós amamos nossos cães e os consideramos parte de nossa família é um fato. Mas o que nossos peludos sentem e como demonstram seus sentimentos por nós, humanos? Assim como nós, cada cão pode demonstrar seus sentimentos de diferentes formas.

Através de estudos foi comprovado que alguns comportamentos em sua maioria são reflexo de um sentimento específico que ele pode estar sentindo, como amor por exemplo. Foram listados os 9 principais comportamentos que ele tem quando quer dizer “Eu te amo” para você.

9 maneiras de seu cachorro mostrar que te ama

  • Pulando em você

Apesar deste comportamento não ser desejável por nós, para os cães essa é uma forma de demonstrar afeto, carinho e amor. Quando são filhotes, os cães tem o hábito de lamber o rosto de suas mães. Pular em você é um vestígio deste comportamento, tentando alcançar seu rosto, reconhecendo você como uma figura materna ou paterna. Porém é recomendável que nós ensinemos eles a não terem esse hábito, e que eles podem e devem demonstrar seus sentimentos de diversas outras formas mais ”comportadas”. 

  • Fazendo contato visual

Cães desconhecidos em geral não olham diretamente nos olhos de outros cães, isso pode ser um sinal de confronto ou desafio, porém o contato visual entre um cachorro e uma pessoa que já se conhecem, em sua maioria, tem outro significado. Quando o cão se acostuma a olhar para você e se deparar com um olhar carinhoso, que transmite amor, ele irá procurar e buscar pelo seu olhar, pois saberá que sempre que olhar em seus olhos irá receber amor ao encontrá-lo.

  • Te seguindo

Esse comportamento acontece porque seu cãozinho sabe que ao seu lado ele tem proteção, abrigo, comida, carinho e muito, mas muuuuito amor! Então a melhor forma de se manter feliz e saudável é ao seu lado. Outra razão para ele ir atrás de você onde quer que vá, é que eles são animais de matilha. Em uma matilha os cães passam o tempo todo juntos, pois se sentem seguros e protegidos de qualquer ameaça que possa aparecer e por gostarem de passar tempo com sua família. Seguir você é uma forma de demonstrar que ele gosta de ficar perto de você, que ao seu lado ele se sente protegido e que simplesmente ele se sente bem em ter sua companhia!

  • Abanando a cauda

Muitas pessoas acham que o único motivo para cães abanarem a cauda é felicidade. Isso não é verdade. Este comportamento pode ser reflexo de outros sentimentos como medo, ou até mesmo estresse. Mas como identificar o motivo pelo qual ele está abanando a cauda? Se é por medo, estresse, felicidade ou amor, o que ele está sentindo? Em geral, quanto mais  “solto” o movimento, mais relaxado ele está. Quando ele estiver muito, mas muito feliz mesmo, pode até acontecer de ele abanar o bumbum inteiro, não só a cauda, como se estivesse rebolando. Quando isso acontecer e ele estiver com você, saiba que ele está tendo bons momentos ao seu lado!

  • Ficando próximo a você quando você está doente

Os ancestrais de nossos peludos viviam em matilha e tinham o instinto de cuidar uns dos outros quando algum membro de sua matilha se machucava por qualquer motivo. Os cães mantiveram este instinto até os dias de hoje. Então se você está doente, machucado ou com algum mal estar e seu pet não sai de perto de você, fica te vigiando ou então fica lambendo seu machucado, saiba que ele está tentando cuidar de você – e existe melhor forma de demonstrar amor do que querer cuidar de alguém?

  • Inclinando-se sobre você

Algumas pessoas se sentem incomodadas quando um cãozinho se apoia sobre elas. Essa é uma forma do pet demonstrar afeto, dar e pedir atenção. Quando seu pequeno se apoiar e inclinar sobre o seu corpo, tire um minuto do seu tempo e dê atenção a ele, faça um carinho ou brinque um pouquinho, assim ele saberá que o sentimento de amor e carinho que ele tem por você é recíproco, aumentando ainda mais o laço entre vocês!

  • Fazendo as necessidades perto de você

Quando um cãozinho faz xixi ou coco em sua frente é sinal de que ele está se sentindo confortável com sua companhia. Se ele não se sentisse bem ao seu lado, ele não ficaria confortável em fazer suas necessidades. Além de mostrar que está confortável, é também uma forma de mostrar que ele confia em você, que você é uma figura paterna/materna para ele. Mas isso não significa que se seu pequeno não fizer xixi durante um passeio ele não confia ou não se sente confortável com sua presença, ele pode simplesmente não estar com vontade.

 

  • Dormindo próximo a você

Na vida selvagem, os lobos de uma matilha têm o hábito de dormirem juntos por uma questão de proteção e para se manterem aquecidos. Dormir próximo a você, seja ao seu lado, embaixo da cama ou embaixo da janela é uma forma de seu cachorro mostrar que tem carinho por você, que ele gosta de estar ao seu lado e que te vê como parte de sua família.

  • Sendo fiel a você

Os cachorros são um dos seres mais fiéis que existem. Isso porque são animais de matilha. Seus ancestrais passavam toda sua vida na mesma matilha sendo leais a ela a todo custo. Nossos peludos nos veem como parte de sua matilha, então eles querem estar sempre ao nosso lado, nos ajudar, e você pode ter certeza de que ele NUNCA irá te abandonar. Recentemente um caso de lindo de lealdade no interior do estado de São Paulo, na cidade de Itatiba, chamou atenção da mídia nacional. 

Independente de como seu peludo demonstre seus sentimentos, você pode ter certeza que se você cuidar dele com carinho, oferecendo uma boa qualidade de vida, com atividades, brincadeiras e atenção, ele será feliz ao seu lado e você ainda terá um companheiro fiel por toda sua vida. Para isso que nós da Pet Anjo trabalhamos: para que você e seu peludo possam ter uma qualidade de vida melhor em conjunto! 

 

Fonte: Pet Anjo | Carolina Rocha

Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP.

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h