Porque meu gato me arranha ou fica me mordendo quando eu faço carinho nele?

É um enigma, com certeza. Uma hora seu gatinho amado está todo satisfeito com você fazendo carinho onde ele mais ama, e logo em seguida, quando você menos espera, lá estão os arranhões no seu braço ou as marcas de dente.

Você não está sozinho. Muitos tutores de gatos chamam esse comportamento comum de “Mordida de amor”, mas especialistas em comportamento felino têm dado um nome mais formal: Agressão induzida por Carinho, e é um tema pouco conhecido.

Normalmente, um gato amigável procura atenção humana, nesses casos, para suprir uma necessidade de atenção por não receber atenção por um determinado tempo. Tutores descrevem estes gatos como se mudassem de “amigáveis” para “ferais” como se um interruptor de luz fosse ligado.

Algumas possibilidades têm sido propostas para explicar por que os gatos podem fazer isso:

1- Pode ser uma manifestação da chamada Agressão induzida por Carinho, em que os gatos procuram controlar uma situação e mostrar quem está no controle.

2- Pode haver algum estímulo negativo significativo associado a ser acariciado em uma certa região que afeta estes gatos em particular.

3- Estes gatos podem ser especialmente sutis em deixar os seres humanos saberem quando está infeliz, de modo que sua mudança de atitude parece mais brusca do que ela realmente é.

Seja qual for a causa, a boa notícia é que este comportamento não significa necessariamente que você não pode interagir com o seu gato. Observe-o e tente encontrar seu limite, assim, talvez você consiga saber o ponto exato onde precisa parar antes de levar uma mordida.

Fonte: Vetstreet

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h