Pets castrados podem ficar mais calmos?

Sim, a tendência é que os cães e gatos fiquem menos agitados e mais quietos após a castração. Por outro lado, a castração (principalmente de cães machos) não deixa o animal necessariamente menos ativo ou mais dócil. Este é um comportamento que pode variar de um pet para o outro – e também pode levar uma média de três meses para apresentar mudanças.

Mas a verdade é que geralmente há redução de 60% em casos de agressões entre cães e gatos machos e redução de 50% em marcações com urina. O domínio de território e a proteção das ninhadas (no caso das fêmeas), por exemplo, tem origem hormonal, então depois de castrados eles perdem um pouco o interesse em dominar o território e tomar conta da casa.

Os animais castrados devem ser estimulados a praticar atividades físicas regularmente, caso contrário o ganho de peso pode ser um grande fator a ser considerado como agravante do envelhecimento. Uma vantagem é que os passeios com os cães serão mais práticos, já que o macho não ficará correndo atrás das fêmeas, nem parando toda hora para fazer xixi.

Lembre-se que cuidar do seu cão ou gato após o procedimento de castração é uma tarefa bastante importante. O animal precisará de pelo menos um dia de repouso para se recuperar da cirurgia, portanto garanta que ele estará confortável para o seu descanso. Não se esqueça de perguntar ao Médico Veterinário sobre todas as precauções que você precisa tomar.


Fonte: Pet Care

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Domingo das 8 às 13h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h