Meu gato não aceita outros animais, e agora?

Na rotina clínica essa é uma grande queixa de vários tutores. É comum desistir de adotar um novo animal ou conviver no meio de brigas quando não sabemos lidar com a chegada do novo integrante da família. 

Uma informação importante é que não se deve recriminar o gato de casa, mas sim apoia-lo a enfrentar a nova situação. Uma forma interessante de encorajar esse gato é fornecer locais para refugio e segurança: o uso de prateleiras (imagem 1), por exemplo. Outra forma de ajudar esse animal é o uso de florais, manipulados de acordo com a necessidade específica do gato.

Mas e no final das contas? Casa devidamente preparada, como apresentar os animais? Ai vão algumas dicas:

1- A primeira de todas: paciência! A adaptação pode ser imediata ou pode levar semanas bem trabalhosas. Deixe que aconteça naturalmente, nunca apresente de cara. Primeiro eles devem conhecer o cheiro, aceitar a presença na mesma casa, depois que iremos apresenta-los com cuidado e com supervisão.

2- Passo um paninho no gatinho de casa. Posteriormente passe o mesmo paninho no novo integrante. Isso fará com que misture os cheiros deles e facilite o reconhecimento.

3- Seus gatos gostam de ração úmida? Usaremos isso a nosso favor. Passe um paninho no novo integrante, use esse pano embaixo do pratinho e forneça o alimento. Dependendo do gato pode recusar inicialmente, mas insista na atividade.

4- Quando sentir que os cheiros já não incomodam mais, ai sim, partimos pra apresentação visual. Coloque o novo integrante em uma caixinha de transporte e leve até o gato de casa. Incentive a brincadeira e ofereça o alimento úmido: isso o fará associar o novo membro a uma experiência positiva.

5- Apenas abra a caixinha quando sentir confiança nos animais. Qualquer trauma ou imprevisto aborte a missão e reinicie novamente em outro momento. Mantenha sempre a supervisão.

E importante! Gatos podem adoecer por estresse. Qualquer alteração (reduzir ou parar de comer, vômitos ou alteração urinaria) procure seu médico veterinário de confiança.

 

Fonte: Informe Vet

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h