Catnip ou a erva do gato: você sabe para que serve?

Também conhecido como erva-dos-gatos ou gatária, esta erva é usada há séculos como remédio para diversos males, como artrite e reumatismo.

O catnip contém um óleo chamado hepetalactone, que faz com que o gato, ao cheirá-lo, chegue a um estado de quase êxtase. O animal pula, rola, dá saltos no ar, enrosca-se, mia e esfrega-se na erva, parece uma gata no cio. Mas, ao contrário das drogas humanas, o catnip não produz nenhum dano ao gato.

Por exercer tamanha atracção, o catnip é matéria-prima na confecção de diversos brinquedos e arranhadores, na foto podemos ver a reacção de vários gatos, cada um com o seu brinquedo com cheiro de catnip).

O óleo do catnip é produzido pela planta para espantar os insectos e pesquisas recentes demonstram que a erva pode ser utilizada até mesmo para espantar baratas.

Um facto curioso: até os 3 meses de idade, mais ou menos, os gatos rejeitam o catnip, e ele não parece lhes causar nenhum efeito. E alguns gatos parecem ignorar a acção da erva mesmo depois de adulta. Outros causadores de “maluquice” nos gatos são: lixívia, azeitonas e chá.


Fonte: Vício de Gato

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Domingo das 8 às 13h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h