Cães e gatos podem ser castrados gratuitamente na Lagoa do Abaeté

Cães e gatos poderão ser castrados gratuitamente até o dia 26 de agosto, através do serviço itinerante Castramóvel, no Parque Lagoas e Dunas do Abaeté, próximo ao final de linha. Para ser atendido, os interessados devem levar o animal à unidade móvel nas segundas e terças-feiras, das 8h às 12h para um cadastramento e tiragem. É necessário que o responsável pelo animal apresente o cartão do SUS e um documento de identificação oficial com foto.

Para o atendimento, o animal deve ter entre seis meses e cinco anos de idade, pesar mais de um quilo e o cartão de vacina antirrábica deve ser apresentado. O cartão tem de estar atualizado com a vacina aplicada a menos de um ano.

“O cartão de vacina do animal é um pré-requisito para o atendimento no Castramóvel. É muito importante que os cães e gatos sejam vacinados, principalmente após os ataques de morcegos registrados contra cães na região de Patamares e Piatã”, esclarece o coordenador do Programa de Combate à Raiva e médico veterinário do CCZ, Aroldo Carneiro. Após a triagem, os animais são encaminhados para castração que é realizada de quarta a sexta-feira.

De acordo com Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), o Castramóvel já registrou 300 atendimentos desde o dia 1° de agosto, quando o serviço foi instalado no local.

Somente neste ano, o equipamento realizou mais de 4,1 mil intervenções, entre felinos e caninos. Ainda de acordo com o Centro, há 12 anos não ocorre uma notificação da raiva em seres humanos na cidade. Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados. A vacina está disponível em unidades de saúde.

 

Fonte: Correio da Bahia

Horário de Funcionamento

Hospital Veterinário: 24h
Centro de Estética
Segunda a Sábado das 8 às 17h
Pet Shop
Segunda a Sexta das 8 às 19h
Sábado das 8 às 18h
Domingo das 8 às 13h